16/02/2009

CHARLES DARWIN- 200 ANOS


Charles Darwin, o pai da teoria da Evolução por Selecção Natural, se fosse vivo, faria duzentos anos no dia 12 de Fevereiro.
O seu interesse pelo mundo vivo e pelo coleccionismo sistemático revelam-se logo na sua juventude, passada no campo a caçar perdizes e a apanhar besouros e, sempre que possível, longe da escola.
Depois de uma tentativa falhada como estudante de medicina na Universidade de Edimburgo, muda-se para a Universidade de Cambridge. Aqui conhece John S. Henslow que se tornará uma figura central na vida de Darwin. É Henslow que envia Darwin na sua primeira expedição científica, uma expedição geológica ao País de Gales com o Professor Adam Sedgwick; e é também ele que sugere Darwin como jovem naturalista para seguir a bordo do navio HMS Beagle. Quando embarca na viagem do Beagle em volta do mundo, Darwin tem 22 anos. Quando regressa, cinco anos depois, é um naturalista feito e um teórico emergente.
A Fundação Calouste Gulbenkian exibe uma exposição e realiza um ciclo de conferências e actividades educativas sobre Darwin até 24 de Maio.

Sem comentários: