15/04/2011

Dia Mundial da Poesia e da Floresta

De Dia Mundial da Poesia / Floresta
Numa parceria entre a Biblioteca e o curso de Mesa e Bar, o dia Mundial da Poesia e da Floresta foi este ano assinalado com bolinhos ( confeccionados pelos alunos do CEF) e poesia sobre a a floresta (pesquisada na biblioteca). Estas iguarias do corpo e da alma foram oferecidas a todos, alunos e professores, no intervalo.

Semana da Leitura 2011

Foi em clima de grande animação e dinamismo que decorreu a Semana da Leitura 2011, de 28 de Fevereiro a 4 de Março, tendo tido como momento inaugural as Jornadas da Leitura no Ria Shopping no dia 25 de Fevereiro. O início da semana foi marcado pelo momento de leitura colectiva "Stop, Vamos ler", assinalado pelo toque da campainha em todo o agrupamento, no dia 28 às 9:40h.
De Semana da Leitura 2011
As actividades de leitura foram reforçadas durante os restantes dias da semana, tendo culminado em alguns momentos festivos: a final da Batalha dos Livros,
De Semana da Leitura 2011
na Biblioteca Municipal, no dia 2/3; o Chá de Letras na Biblioteca Escolar,
De Semana da Leitura 2011
no dia 3/3 e o encontro com a escritora Rita Vilela no dia 4/3.
De Semana da Leitura 2011

Muitos pais aderiram às actividades propostas e juntaram-se aos alunos e professores para partilharem leituras.

21/03/2011

A grande festa da leitura

De 25 de Fev de 2011
As Jornadas da Leitura no Ria Shopping decorreram em clima de grande festa e animação. Acorreram àquele espaço comercial centenas de crianças e jovens para assistirem e participarem nas diversas actividades de leitura que as Bibliotecas Escolares promoveram junto dos alunos e professores das escolas do concelho. A direcção do shopping apoiou esta iniciativa, que superou de longe as nossas expectativas.
A participação da nossa escola foi marcante, tanto pelo número com pela qualidade das apresentações, que constaram de teatro, poesia, música e exposição de ilustrações. A biblioteca agradece o empenho e o apoio de todos os alunos e professores que colaboraram e se envolveram nestas actividades, em especial ao 6ºB, 7ºA, 7ºC, 8ºE e 9ºA e às professoras Natália Caboz, Celina Pereira, Ester Novak, Maria José Cavaco e Helena Pires.

Representação pelo 8ºE
Mais fotografias

24/02/2011

Jornadas da Leitura Ler+ na Ria


As bibliotecas escolares de Olhão em parceria com o Ria Shopping vão realizar as primeiras Jornadas da Leitura Ler+na Ria, no dia 25 de fevereiro. A iniciativa pretende celebrar a leitura e marca o arranque da Semana da Leitura 2011, que decorrerá de 28 de fevereiro a 4 de março.
Ao longo do dia, vão desfilar por esta superfície comercial centenas de crianças de todas as escolas do concelho, umas no papel de artistas, outras como público. O programa, constituído por pequenas performances relacionadas com a leitura, conta com um elenco de pequenos e jovens artístas de todas as escolas e com os convidados Maria José fraqueza e Domingos(Íris). Também vai ser lançado o ponto Oficial de Bookcrossing da Rede de Bibliotecas de Olhão.
Programa detalhado aqui
Adere a esta maratona de leitura!

14/02/2011

Semana da Internet Segura


Dia 8 de fevereiro de 2011 é o dia da Internet Segura, por isso duante a semana de 7 a 11 todas as turmas da escola foram convidadas a desenvolver actividades de promoção da segurança na internet. Com o apoio da FDTI (Fundação para a divulgação das tecnologias da informação) todas as turmas que se inscrevam estão a realizar workshops relacionados com esta temática. A formação na turmas do 5º ano esteve a cargo da profª Anabela Baptista.

Podemos encontrar actividades, jogos e recursos relacionados com o tema em:
Seguranet
Internetsegura
Dadus

17/12/2010

Batalha dos Livros




No dia 15 de dezembro realizámos a prova da 1ª fase da Batalha dos Livros. Participaram 216 alunos do 3º ao 9º anos que compareceram na Biblioteca em clima de grande animação e espírito de competição saudável. Não foi fácil apurar os vencedores uma vez que todas as equipas se dedicaram seriamente à leitura e à realização da prova. As equipas vencedoras foram: 1º escalão- Os Curiosos- 3ºB;
2º escalão- Miudas Unidas- 6ºB; 3º escalão- As 4 Divertidas Sabichonas- 8ºE; 4º escalão-Devoradoras de Livros- 9ºA.

A partir deste momento, cada uma das equipas vencedoras terão de ler mais 3 livros para a fase concelhia, que se realiza no dia 2 de março na Biblioteca Municipal.
Os livros para esta fase já se encontram disponíveis na Biblioteca e os digitais poderão ser lidos aqui:
1º escalão: Dez dedos dez segredos- Maria Alberta Menéres;
3º escalão: Gente de 3ª classe- José Rodrigues Miguéis;
4º escalão: O triunfo dos Porcos- George Orwell


Boas leituras!

10/12/2010

Amanhecer na Rotunda


Amanhecer na Rotunda
José Sequeira Gonçalves
João Espada

No passado dia 3 de dezembro, o autor José Sequeira Gonçalves, e o ilustrador, João Espada, do livro Amanhecer na Rotunda estiveram na nossa escola, onde dinamizaram duas sessões com os nossos alunos (160 alunos do 2º e 3º ciclos). A temática abordada foi a implantação da República, sob o ponto de vista dos intervenientes, uns reais, outros fictícios, cujas acções e emoções são detalhadamente retratadas neste romance. Os alunos participaram com interesse, tendo demonstrado largo conhecimento sobre os assuntos falados.
O Romance
"Profusamente ilustrado, este é um romance original e tocante sobre a Implantação da República.
Imaginemos um sonho chamado "República". Um sonho que falava de justiça, liberdade, igualdade. Um sonho que levou dois mil anos a atravessar a História, da Roma Antiga à França revolucionária. Tão perto no espaço e tão longe no tempo, afinal. O sonho "República" atravessou terras e mares, continentes e oceanos, e um dia chegou a Portugal. O amanhecer daquele dia de Outubro, na Rotunda lisboeta onde mais tarde se ergueria a estátua do Marquês, trouxe uma nova esperança a Portugal." (ler mais)
De Amanhecer na Rotunda- José Sequeira Gonçalves
Mais fotos

07/12/2010

Hora do Conto

De Feira do Livro e Hora do Conto

Durante a Feira do Livro, a Profª Anabela organizou várias sessões de contos na Biblioteca Nova, destinadas aos meninos do Pré-escolar e dos 1º e 2º anos. As histórias escolhidas foram "Um dia de Tempestade"
e " O Lobo Culto".
Apesar de ainda não termos Biblioteca montada e aberta ao público, já começámos a levar a aventura, a ternura e a imaginação aos nossos pequeninos através das histórias e dos livros.