17/03/2010

A Poesia veio à Escola... e ficou!

De Afonso Dias

O poeta-cantor Afonso Dias visitou, mais uma vez, os nossos alunos, no âmbito das comemorações da Semana da Leitura e para dar as boas-vindas ao dia Mundial da Poesia, que se celebra no dia 21 de Março. As turmas privilegiadas este ano foram os quintos A,B e D, os sétimos B e E e o nono A. Durante duas horas, os alunos puderam ouvir as palavras de poetas de língua portuguesa, ditas e cantadas por este aclamado "embaixador" da poesia portuguesa, no Algarve.

Amigo- Alexandre O'Neill- versão Wordle


Dia Mundial da Poesia- 21 de Março

10/03/2010

Os "grandes" leram aos "pequenos"

As turmas do Pré-Escolar e do 1º ano também integraram a Estafeta da Leitura, mas de modo diferente das outras: receberam leitores mais crescidos, das turmas do 7ºE
De Os grandes lêem aos pequenos

8ºA
De Os grandes lêem aos pequenos
e 9ºA, que prepararam uma história com muito carinho para os mais pequeninos.

SEMANA DA LEITURA - Estafeta de Leitura

De semana da leitura

Nos dia 2 e 3 de Março, todas as turmas da escola EBI/JI participaram na Estafeta de Leitura. Cada turma escolheu os seus representantes, que foram ler um poema ou um conto a outra turma; ninguém ficou de fora, apesar de alguns terem faltado ao compromisso, tendo sido subtituidos por outros leitores.

SEMANA DA LEITURA- TODOS A LER

De semana da leitura
O arranque da Semana da Leitura 2010 foi assinalado com a actividade TODOS A LER. Eram 9:40h quando a campainha tocou e todos interromperam os seus afazeres para se entregarem à Leitura lúdica, silenciosa, aprazível. Durante esses 20 minutos reinou o silêncio nos corredores e nas salas de todas as escolas do Agrupamento- até no Ginásio! Os que não vieram prevenidos de casa, acorreram à Biblioteca para requisitar um livro: nunca tantos livros foram requisitados em tão pouco tempo. Até os alunos que habitualmente não lêem aderiram serenamente a este convite. Muitos acabaram por requisitar os livros emprestados para a ocasião para continuarem a lê-los em casa. Com uma adesão tão massiva será, sem dúvida, uma actividade a repetir.
De semana da leitura

25/02/2010

SEMANA DA LEITURA 2010


PROGRAMA do AGRUPAMENTO
dia 1 - 9:40- Todos a Ler
dia 2 e 3 - Estafeta de Leitura- todas as turmas
dia 3 - Batalha dos Livros
dia 4 - Maratona de Leitura: leitura em espaços públicos
dia 5- Convence-me a ler o teu livro/ Lanche com livros

Diariamente:
Hora do conto com participação das famílias e de alunos mais velhos
Produção de marcadores
Projecção de contos ilustrados
AGARRA A ONDA DA LEITURA!

Segurança na Internet


Na semana de 8 a 12 de Fevereiro, a Biblioteca realizou sessões de sensibilização e debate sobre a Segurança da Internet, junto dos alunos do 5º ano e de outras turmas que o solicitaram. Todos os alunos participaram activamente na discussão deste tema e ficaram a conhecer formas seguras de usarem a Internet e tirarem um maior partido das suas potencialidades. Ficou combinado que poderão recorrer à Biblioteca sempre que lhes surgir alguma dúvida ou tiverem algum problema relacionado com os uso da Internet, ficando no ar a proposta de realização de trabalhos sobre este tema na e com o apoio da BE.