10/03/2010

SEMANA DA LEITURA- TODOS A LER

De semana da leitura
O arranque da Semana da Leitura 2010 foi assinalado com a actividade TODOS A LER. Eram 9:40h quando a campainha tocou e todos interromperam os seus afazeres para se entregarem à Leitura lúdica, silenciosa, aprazível. Durante esses 20 minutos reinou o silêncio nos corredores e nas salas de todas as escolas do Agrupamento- até no Ginásio! Os que não vieram prevenidos de casa, acorreram à Biblioteca para requisitar um livro: nunca tantos livros foram requisitados em tão pouco tempo. Até os alunos que habitualmente não lêem aderiram serenamente a este convite. Muitos acabaram por requisitar os livros emprestados para a ocasião para continuarem a lê-los em casa. Com uma adesão tão massiva será, sem dúvida, uma actividade a repetir.
De semana da leitura

25/02/2010

SEMANA DA LEITURA 2010


PROGRAMA do AGRUPAMENTO
dia 1 - 9:40- Todos a Ler
dia 2 e 3 - Estafeta de Leitura- todas as turmas
dia 3 - Batalha dos Livros
dia 4 - Maratona de Leitura: leitura em espaços públicos
dia 5- Convence-me a ler o teu livro/ Lanche com livros

Diariamente:
Hora do conto com participação das famílias e de alunos mais velhos
Produção de marcadores
Projecção de contos ilustrados
AGARRA A ONDA DA LEITURA!

Segurança na Internet


Na semana de 8 a 12 de Fevereiro, a Biblioteca realizou sessões de sensibilização e debate sobre a Segurança da Internet, junto dos alunos do 5º ano e de outras turmas que o solicitaram. Todos os alunos participaram activamente na discussão deste tema e ficaram a conhecer formas seguras de usarem a Internet e tirarem um maior partido das suas potencialidades. Ficou combinado que poderão recorrer à Biblioteca sempre que lhes surgir alguma dúvida ou tiverem algum problema relacionado com os uso da Internet, ficando no ar a proposta de realização de trabalhos sobre este tema na e com o apoio da BE.

11/01/2010

BATALHA DOS LIVROS


Já está a decorrer a 2ª edição da Batalha dos Livros: concurso de Leitura dinamizado pela Rede Concelhia de Bibliotecas de Olhão e apoiado pela Câmara Municipal.
Na primeira fase ( escolas), os alunos devem organizar-se em equipas e ler os cinco livros seleccionados para cada escalão de participação. Durante a Semana da Leitura (1ª semana de Março),serão realizadas as provas em cada escola do concelho. A fase final entre escolas será a 21 de Abril na Biblioteca Municipal.
Procurem o regulamento na Biblioteca e inscrevam-se lá ou junto do professor de L.P. ou titular da turma (1º ciclo)e comecem já a ler!
Regulamento e Livros.

Convence-me a Ler o Teu Livro

De Convence-me a ler o teu Livro 2009

No último dia de aulas, a BE e a sua equipa de monitores realizaram o 1º Convence-me a ler... do ano. A sessão, que decorreu no auditório da escola, envolveu cerca de setenta participantes, embora um pouco menos de metade tenha efectivamente tentado convencer os presentes a ler os seus livros favoritos. Durantes o 2º período, será realizada uma nova sessão que, para além dos alunos, contará com a presença de alguns membros da comunidade. Continuem a ler...
Já agora... a Batalha dos Livros está lançada!

Os 50 anos de Astérix

De aniversário de Astérix e Obelix

Para celebrar o 50º aniversário de Astérix, tivemos a ideia de organizar um desfile de personagens, sessões de cinema e uma exposição sobre as principais personagens desta saga. Os participantes não foram muitos, mas foram exemplares para marcar a data e fazer lembrar as grandes aventuras destes gauleses malucos que têm animado leitores de todas as idades.
Se gostas de Astérix, procura aqui qual a personagem que tens dentro de ti e diverte-te.