11/01/2010

BATALHA DOS LIVROS


Já está a decorrer a 2ª edição da Batalha dos Livros: concurso de Leitura dinamizado pela Rede Concelhia de Bibliotecas de Olhão e apoiado pela Câmara Municipal.
Na primeira fase ( escolas), os alunos devem organizar-se em equipas e ler os cinco livros seleccionados para cada escalão de participação. Durante a Semana da Leitura (1ª semana de Março),serão realizadas as provas em cada escola do concelho. A fase final entre escolas será a 21 de Abril na Biblioteca Municipal.
Procurem o regulamento na Biblioteca e inscrevam-se lá ou junto do professor de L.P. ou titular da turma (1º ciclo)e comecem já a ler!
Regulamento e Livros.

Convence-me a Ler o Teu Livro

De Convence-me a ler o teu Livro 2009

No último dia de aulas, a BE e a sua equipa de monitores realizaram o 1º Convence-me a ler... do ano. A sessão, que decorreu no auditório da escola, envolveu cerca de setenta participantes, embora um pouco menos de metade tenha efectivamente tentado convencer os presentes a ler os seus livros favoritos. Durantes o 2º período, será realizada uma nova sessão que, para além dos alunos, contará com a presença de alguns membros da comunidade. Continuem a ler...
Já agora... a Batalha dos Livros está lançada!

Os 50 anos de Astérix

De aniversário de Astérix e Obelix

Para celebrar o 50º aniversário de Astérix, tivemos a ideia de organizar um desfile de personagens, sessões de cinema e uma exposição sobre as principais personagens desta saga. Os participantes não foram muitos, mas foram exemplares para marcar a data e fazer lembrar as grandes aventuras destes gauleses malucos que têm animado leitores de todas as idades.
Se gostas de Astérix, procura aqui qual a personagem que tens dentro de ti e diverte-te.

Ler faz mesmo a diferença!

FEIRA DO LIVRO

De Feira do Livro
Entre os dias 14 e 16 de Dezembro, realizámos a XV Feira do Livro do nosso Agrupamento. Como já é habitual, contámos com imensos visitantes que aproveitaram para realizar connosco as suas compras de Natal.
Este ano, a oferta de livros foi considerada muito boa e os preços apetecíveis, mesmo em tempo de crise, tendo em conta o volume de vendas e apesar de mais curta duração. Cumpriram-se, mais uma vez, os objectivos da Feira que, para além da aquisição gratuita de novos documentos para a Biblioteca Escolar, são a promoção do livro e da leitura, a articulação entre a BE e o Departamento de Línguas (grupo de Língua Portuguesa) e a interacção escola-comunidade.

Actividades Extra-Curriculares da BE

 

Nos dias 3 e 4 de Novembro, a nossa escola fez uma pausa nas actividades lectivas e dedicou-se à promoção das actividades extra-curriculares. Foram dinamizados vários espaços/ clubes com actividades desportivas, lúdicas, culturais e educativas. A Biblioteca organizou uma Oficina de Escrita Criativa com duas sessões, um workshop de Xadrez, o Cadáver Esquisito e a criação de marcadores a partir de poemas.Participaram nestas actividades cerca de cem alunos, que tiveram a oportunidade de experimentar técnicas bastante criativas e estimulantes, que, apedido de muitos, serão retomadas ao longo do ano lectivo. A BE contou com a colaboração das professoras Ester Novak, Sílvia Domingos, Dulce Almeida, Licínio e Luciano Fernandes.
Posted by Picasa

26/11/2009

Álvaro Magalhães visitou os nossos alunos


O Escritor Álvaro Magalhães, um dos mais lidos pelos nossos alunos, esteve na nossa Escola, no dia 30 de Outubro, numa conversa muito animada sobre os seus livros e a sua vida de escritor.Para além das já habituais entrevista e sessão de autógrafos, o autor foi surpreendido com alguns trabalhos realizados pelos alunos do 2º ciclo, sobre as suas obras, e com o poema " Brincador" dito pela bibliotecária municipal Sónia Pereira. O público apresentou-se um pouco assustador mas foi só a brincar, pois nesse dia foi também a festa de Halloween. Vejam a reportagem fotográfica.

17/11/2009

INÊS BOTELHO NA NOSSA ESCOLA


No dia 13 de Outubro, a jovem e talentosa escritora Inês Botelho visitou a nossa escola e proporcionou aos nossos alunos do 3º ciclo uma conversa agradável sobre os seus livros e o processo criativo das suas histórias. A actividade terminou com a habitual sessão de autógrafos e com a assinatura do nosso Livro de Visitas.
A iniciativa envolveu cerca de 50 alunos e inseriu-se na comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e faz parte do programa de Promoção da Leitura no nosso Agrupamento.

27/10/2009

Escritor CARLOS CAMPOS na EB1 de Brancanes

 
Posted by Picasa

No dia 8 de Outubro o escritor/ ilustrador Carlos Campos, autor da colecção do Draguim, visitou os nossos alunos da EB1 de Brancanes. Através de um software de edição de imagem, o escritor mostrou como cria as suas histórias, em especial, as personagens e os espaços que tanto cativam os leitores.Houve ainda lugar para satisfazer a curiosidade dos alunos e para a sessão de autógrafos. Esta actividade, inserida na comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, serviu para inaugurar a biblioteca da escola de Brancanes.