03/03/2009

SEMANA DA LEITURA 2009


Começou a Semana da Leitura! De 2 a 6 de Março vamos festejar a leitura e os livros. No nosso Agrupamento vamos realizar diversas actividades de promoção da Leitura, com especial destaque para a Batalha dos Livros, na qual vão participar 210 alunos, a sessão de leituras e contos Convence-me a Ler o Teu Livro, a Leitura em vários Sotaques, com os alunos e encarregados de educação estrangeiros, ateliers criativos no 1º ciclo, Hora do conto com participação das famílias e visitas à Biblioteca Municipal para ouvir ler um conto. Queremos que esta Semana seja muito animada e todos se deixem envolver pela magia e pela emoção da Leitura.

16/02/2009

CHARLES DARWIN- 200 ANOS


Charles Darwin, o pai da teoria da Evolução por Selecção Natural, se fosse vivo, faria duzentos anos no dia 12 de Fevereiro.
O seu interesse pelo mundo vivo e pelo coleccionismo sistemático revelam-se logo na sua juventude, passada no campo a caçar perdizes e a apanhar besouros e, sempre que possível, longe da escola.
Depois de uma tentativa falhada como estudante de medicina na Universidade de Edimburgo, muda-se para a Universidade de Cambridge. Aqui conhece John S. Henslow que se tornará uma figura central na vida de Darwin. É Henslow que envia Darwin na sua primeira expedição científica, uma expedição geológica ao País de Gales com o Professor Adam Sedgwick; e é também ele que sugere Darwin como jovem naturalista para seguir a bordo do navio HMS Beagle. Quando embarca na viagem do Beagle em volta do mundo, Darwin tem 22 anos. Quando regressa, cinco anos depois, é um naturalista feito e um teórico emergente.
A Fundação Calouste Gulbenkian exibe uma exposição e realiza um ciclo de conferências e actividades educativas sobre Darwin até 24 de Maio.

10/02/2009

Crianças Seguras na Internet

Ao longo do dia 10 de Fevereiro, dia europeu da Internet Segura, foram várias as turmas (170 alunos) que passaram pela Biblioteca para realizar actividades relacionadas com este tema. Para além de terem explorado o site Seguranet, assistiram a uma apresentação sobre as virtudes e os perigos da Internet e os comportamentos mais adequados a ter perante situações de potencial risco. Foi ainda enviada uma mensagem a todos os Encarregados de Educação do Agrupamento, produzida a partir de informação recolhida no sítio acima referido, que aborda formas de ajudar as crianças a usar a Internet em Segurança.

05/02/2009

Dia da Internet Segura - 10 de Fevereiro



Comemora-se no próximo dia 10 de Fevereiro o dia da Internet Segura, em toda a União Europeia.
Pela sua pertinência e interesse, vamos aderir às iniciativas propostas pelo programa Seguranet com a realização de acções de sensibilização de professores, alunos e pais,assistindo a uma videodifusão sobre o tema, na Biblioteca e sala TIC, debatendo o tema em Formação Cívica e em Área de Projecto e com produção de um folheto informativo.

22/01/2009

BATALHA DOS LIVROS


A Batalha dos Livros é um concurso de leitura destinado a alunos do 3º ao 10º ano de escolaridade, que promove a leitura autónoma de livros de qualidade, a cooperação e a competição saudável entre pares.
Este concurso é uma iniciativa da Rede Concelhia de Bibliotecas de Olhão, que decidiu adaptar a ideia americana Battle of Books e assim incentivar a Leitura por prazer. Numa primeira fase, cada agrupamento promove a competição internamente. Os participantes organizam-se em equipas e devem ler os cinco livros relativos ao seu escalão de participação. Os vencedores desta fase, que decorrerá durante a Semana da Leitura ( 1ª semana de Março), irão competir com os das outras escolas do concelho na final, que vai acontecer no dia 22 de Abril, na Biblioteca Municipal de Olhão.
Entretanto, já se está a preparar a Batalha: os livros estão a ser lidos, há imensas equipas ( o 1º ciclo está em peso e no 2º e 3º há mais de 30 equipas!)... os livros já não param nas prateleiras! Esta batalha vai ser renhida!

06/11/2008

MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Foi tempo de celebrar a Biblioteca Escolar e os seus serviços e recursos. Na nossa BE decorreram diversas actividades, que envolveram todos os alunos, professores, alguns encarregados de educação e funcionários. Tivemos a oportunidade de conhecer e conviver com os escritores José Fanha e António Torrado. O primeiro ciclo teve as primeiras visitas da nossa contadora de histórias de serviço, profª Maria do Livramento, começou a ter o serviço de empréstimos da Biblioteca e deu início à instalação dos Espaços Biblioteca, em cada escola. Os alunos da escola sede realizaram jogos de descoberta da BE- Bibliopaper e Totocdu, que tiveram muito sucesso. A nossa escola( como elemento da RCBO) colaborou na organização da exposição sobre as Bibliotecas Escolares e a Rede Nacional de Bibliotecas, na Biblioteca Municipal. Para encerrar as comemorações, pais, professores e funcionários foram convidados a participar no Chá com Livros na BE, com recital de poesia a cargo da nossa querida Bibliotecária Sónia e o serviço dos alunos do CEF de Técnicas de Mesa e Bar.

Durante todo o mês a Biblioteca mexeu com a Escola e esta foi convidada a re-descobrir e a utilizar a Biblioteca como parceira nos momentos de trabalho e de lazer. Houve animação, curiosidade e partilha, sentimentos que queremos prolongar por todo o ano lectivo.

17/09/2008

OUTUBRO- Mês das Bibliotecas Escolares


A IASL (International Association of School Librarianship) criou o “Mês Internacional da Biblioteca Escolar” que será celebrado todos os anos em Outubro .
O tema deste ano é “Literacia e Aprendizagem na Biblioteca Escolar”. Continuaremos, contudo, a festejar o dia da BE que será este ano a 27 de Outubro. Fiquem atentos às novidades que Outubro nos trará à nossa BE.