22/01/2009

BATALHA DOS LIVROS


A Batalha dos Livros é um concurso de leitura destinado a alunos do 3º ao 10º ano de escolaridade, que promove a leitura autónoma de livros de qualidade, a cooperação e a competição saudável entre pares.
Este concurso é uma iniciativa da Rede Concelhia de Bibliotecas de Olhão, que decidiu adaptar a ideia americana Battle of Books e assim incentivar a Leitura por prazer. Numa primeira fase, cada agrupamento promove a competição internamente. Os participantes organizam-se em equipas e devem ler os cinco livros relativos ao seu escalão de participação. Os vencedores desta fase, que decorrerá durante a Semana da Leitura ( 1ª semana de Março), irão competir com os das outras escolas do concelho na final, que vai acontecer no dia 22 de Abril, na Biblioteca Municipal de Olhão.
Entretanto, já se está a preparar a Batalha: os livros estão a ser lidos, há imensas equipas ( o 1º ciclo está em peso e no 2º e 3º há mais de 30 equipas!)... os livros já não param nas prateleiras! Esta batalha vai ser renhida!

06/11/2008

MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Foi tempo de celebrar a Biblioteca Escolar e os seus serviços e recursos. Na nossa BE decorreram diversas actividades, que envolveram todos os alunos, professores, alguns encarregados de educação e funcionários. Tivemos a oportunidade de conhecer e conviver com os escritores José Fanha e António Torrado. O primeiro ciclo teve as primeiras visitas da nossa contadora de histórias de serviço, profª Maria do Livramento, começou a ter o serviço de empréstimos da Biblioteca e deu início à instalação dos Espaços Biblioteca, em cada escola. Os alunos da escola sede realizaram jogos de descoberta da BE- Bibliopaper e Totocdu, que tiveram muito sucesso. A nossa escola( como elemento da RCBO) colaborou na organização da exposição sobre as Bibliotecas Escolares e a Rede Nacional de Bibliotecas, na Biblioteca Municipal. Para encerrar as comemorações, pais, professores e funcionários foram convidados a participar no Chá com Livros na BE, com recital de poesia a cargo da nossa querida Bibliotecária Sónia e o serviço dos alunos do CEF de Técnicas de Mesa e Bar.

Durante todo o mês a Biblioteca mexeu com a Escola e esta foi convidada a re-descobrir e a utilizar a Biblioteca como parceira nos momentos de trabalho e de lazer. Houve animação, curiosidade e partilha, sentimentos que queremos prolongar por todo o ano lectivo.

17/09/2008

OUTUBRO- Mês das Bibliotecas Escolares


A IASL (International Association of School Librarianship) criou o “Mês Internacional da Biblioteca Escolar” que será celebrado todos os anos em Outubro .
O tema deste ano é “Literacia e Aprendizagem na Biblioteca Escolar”. Continuaremos, contudo, a festejar o dia da BE que será este ano a 27 de Outubro. Fiquem atentos às novidades que Outubro nos trará à nossa BE.

10/09/2008

bibliomaia


What Is Library 2.0 ?

From: sirexkat, 11 months ago





Presentation to the Library 2.0 Unconference at the State Library of Queensland, Thursday 10th October 2007


SlideShare Link

03/09/2008

ANO LECTIVO 2008-2009 BOM TRABALHO!




Acabaram as férias, o Verão já começou a fazer as malas e nós recomeçámos a fazer as nossas, mas as da Escola. Recomeçou a corrida aos livros, cadernos, dossiês, canetas e lápis de todas as cores. .É hora de reorganizar, traçar planos, delinear projectos e fazer a nossa declaração de intenções. Dia 12 tem de estar tudo pronto para os que, pela primeira vez, entram na nossa escola. Dia 15 lá estaremos todos de novo.
Este ano vai ser árduo mas, assim o desejo, repleto de muitos sucessos e valiosas conquistas.
Feliz 2008/2009 para todos!

13/05/2008

SAÚDE EM PALAVRAS- Já tem vencedores em Olhão


O concurso " Saúde em Palavras", dirigido a todas as escolas do Algarve, teve como objectivos promover a leitura, a escrita, dinamizar a utilização das bibliotecas, bem como incentivar estilos e hábitos de vida saudáveis, divulgando uma utilização correcta e adequada dos serviços na área da saúde.
Os vencedores do concelho de Olhão foram:

2º. Ciclo

1º lugar – ps. João Dormente (Renato Assunção / EB 2,3 José Carlos da Maia)

2º lugar – ps. Picuinha (Sónia Isabel Andrade Simplício/EB 2,3 Paula Nogueira)
3º. Lugar – ps.Conchichino (Afonso de Carvalho Barros Gonçalves Firmo/EB 2,3 José Carlos da Maia)

3º. Ciclo

1º lugar – ps.Violeta S. (Inês do Carmo Gonçalves/EB 2,3 José Carlos da Maia)
2º lugar – ps.Nazaré Costa (Inês Anastácio Costa/EB 2,3 José Carlos da Maia)
3º. Lugar – ps. Kathie Seravat (Cátia Sofia Mascarenhas Tavares/EB 2,3 José Carlos da Maia).

A entrega dos prémios será no dia 17 de Maio, pelas 16h, no auditório municipal de Olhão.
Parabéns aos vencedores e a todos os que promoveram, mais uma vez, este concurso de escrita criativa!
Brevemente, serão publicados os resultados da fase regional.