10/09/2008

bibliomaia


What Is Library 2.0 ?

From: sirexkat, 11 months ago





Presentation to the Library 2.0 Unconference at the State Library of Queensland, Thursday 10th October 2007


SlideShare Link

03/09/2008

ANO LECTIVO 2008-2009 BOM TRABALHO!




Acabaram as férias, o Verão já começou a fazer as malas e nós recomeçámos a fazer as nossas, mas as da Escola. Recomeçou a corrida aos livros, cadernos, dossiês, canetas e lápis de todas as cores. .É hora de reorganizar, traçar planos, delinear projectos e fazer a nossa declaração de intenções. Dia 12 tem de estar tudo pronto para os que, pela primeira vez, entram na nossa escola. Dia 15 lá estaremos todos de novo.
Este ano vai ser árduo mas, assim o desejo, repleto de muitos sucessos e valiosas conquistas.
Feliz 2008/2009 para todos!

13/05/2008

SAÚDE EM PALAVRAS- Já tem vencedores em Olhão


O concurso " Saúde em Palavras", dirigido a todas as escolas do Algarve, teve como objectivos promover a leitura, a escrita, dinamizar a utilização das bibliotecas, bem como incentivar estilos e hábitos de vida saudáveis, divulgando uma utilização correcta e adequada dos serviços na área da saúde.
Os vencedores do concelho de Olhão foram:

2º. Ciclo

1º lugar – ps. João Dormente (Renato Assunção / EB 2,3 José Carlos da Maia)

2º lugar – ps. Picuinha (Sónia Isabel Andrade Simplício/EB 2,3 Paula Nogueira)
3º. Lugar – ps.Conchichino (Afonso de Carvalho Barros Gonçalves Firmo/EB 2,3 José Carlos da Maia)

3º. Ciclo

1º lugar – ps.Violeta S. (Inês do Carmo Gonçalves/EB 2,3 José Carlos da Maia)
2º lugar – ps.Nazaré Costa (Inês Anastácio Costa/EB 2,3 José Carlos da Maia)
3º. Lugar – ps. Kathie Seravat (Cátia Sofia Mascarenhas Tavares/EB 2,3 José Carlos da Maia).

A entrega dos prémios será no dia 17 de Maio, pelas 16h, no auditório municipal de Olhão.
Parabéns aos vencedores e a todos os que promoveram, mais uma vez, este concurso de escrita criativa!
Brevemente, serão publicados os resultados da fase regional.

11/04/2008

Roedores de Livros- A Floresta


Isabel morava numa quinta, bela quinta. Esta estava cercada de muros e no seu interior, havia lagos, fontes, pomares... Cada lugar era mais agradável do que outro.
Isabel adorava anões. Passou toda a sua vida a pensar em anões. Quando era mais pequena passava dias e dias no parque, no bosque e no pinhal à procura dum liliputiano. Espreitava atrás das moitas e nos buracos. Mas nunca encontrou nenhum. Convenceu-se que eles não existiam,... mas só até ao dia em que encontrou um. O anão, a medo lá ficou amigo de Isabel, e a partir daí contou-lhe coisas fascinantes.

04/03/2008

Semana da Leitura- A Magia da Poesia com Afonso Dias










No dia 28 de Fevereiro, Afonso Dias brindou-nos com duas sessões de poesia para o alunos dos 6º e 8º anos. Foi evidente o prazer e o fascínio gravados no rosto dos nossos alunos, que nunca mais vão olhar para a poesia com os mesmos olhos. Foi um momento tão agradável que é unânime a vontade de o trazer cá de novo para levar a toda a comunidade escolar o prazer de ler e ouvir Poesia. Este evento foi organizado pela Biblioteca Escolar em parceria com o Departamento de Língua Portuguesa.



18/02/2008

Semana da Leitura 2008


A Semana da Leitura deste ano decorreu de 3 a 7 de Março. Na nossa escola, as actividades de animação à Leitura começaram no dia 28 de Fevereiro. Entre muitas outras actividades, realizámos uma Estafeta de Leitura, que envolveu todas as turmas, um Chá com Livros, Encontros de Leitores, Leituras com os pais, exposição de trabalhos, encontro com a escritora Ana Maria Magalhães, um recital de poesia apresentado por Afonso Dias e uma feira do livro usado.
A Magia da Leitura foi vivida por toda a comunidade escolar.

17/01/2008

Concurso Nacional de Leitura


Decorreu ontem, dia 16 de Janeiro o apuramento dos alunos que vão representar a nossa escola na fase regional do Concurso Nacional de Leitura. Dos trinta participantes, saíram vencedores:
- Ana Rita Silva (8ºA), Melissa Candeias ( 9ºA) e Marta Rodrigues (8ºA).Durante o segundo período decorrerá a fase regional, em Portimão.

14/01/2008

É tão bom estar aqui!

Finalmente, abri as portas ao mundo dos internautas.
Há muito que eles me batiam à porta. Queriam saber como é que eu era, o que é que eu tinha de interessante. E eu, fechada no meu casulo, egoísta, guardando toda esta riqueza de saberes e diversão só para o meu clube privado de amigos... Não sabem o que perderam...e eu também nem imagino o que perdi...
Agora sim, já posso falar para todos: os amigos on-line e os amigos in-land. A partir de agora vou sentir-me mais motivada para vos oferecer muitas e enriquecedoras experiências de aprendizagem, para vos proporcionar encontros fantásticos e emocionantes; e vou sentir-me mais orgulhosa por poder ajudar-vos a superar dificuldades e sentir a vossa gratidão por todas as conquistas que tenho feito por vós.
Participem e sejam exigentes comigo e eu prometo ser muito generosa convosco.

A vossa Biblioteca