17/03/2010

A Poesia veio à Escola... e ficou!

De Afonso Dias

O poeta-cantor Afonso Dias visitou, mais uma vez, os nossos alunos, no âmbito das comemorações da Semana da Leitura e para dar as boas-vindas ao dia Mundial da Poesia, que se celebra no dia 21 de Março. As turmas privilegiadas este ano foram os quintos A,B e D, os sétimos B e E e o nono A. Durante duas horas, os alunos puderam ouvir as palavras de poetas de língua portuguesa, ditas e cantadas por este aclamado "embaixador" da poesia portuguesa, no Algarve.

Amigo- Alexandre O'Neill- versão Wordle


Dia Mundial da Poesia- 21 de Março

10/03/2010

Os "grandes" leram aos "pequenos"

As turmas do Pré-Escolar e do 1º ano também integraram a Estafeta da Leitura, mas de modo diferente das outras: receberam leitores mais crescidos, das turmas do 7ºE
De Os grandes lêem aos pequenos

8ºA
De Os grandes lêem aos pequenos
e 9ºA, que prepararam uma história com muito carinho para os mais pequeninos.

SEMANA DA LEITURA - Estafeta de Leitura

De semana da leitura

Nos dia 2 e 3 de Março, todas as turmas da escola EBI/JI participaram na Estafeta de Leitura. Cada turma escolheu os seus representantes, que foram ler um poema ou um conto a outra turma; ninguém ficou de fora, apesar de alguns terem faltado ao compromisso, tendo sido subtituidos por outros leitores.

SEMANA DA LEITURA- TODOS A LER

De semana da leitura
O arranque da Semana da Leitura 2010 foi assinalado com a actividade TODOS A LER. Eram 9:40h quando a campainha tocou e todos interromperam os seus afazeres para se entregarem à Leitura lúdica, silenciosa, aprazível. Durante esses 20 minutos reinou o silêncio nos corredores e nas salas de todas as escolas do Agrupamento- até no Ginásio! Os que não vieram prevenidos de casa, acorreram à Biblioteca para requisitar um livro: nunca tantos livros foram requisitados em tão pouco tempo. Até os alunos que habitualmente não lêem aderiram serenamente a este convite. Muitos acabaram por requisitar os livros emprestados para a ocasião para continuarem a lê-los em casa. Com uma adesão tão massiva será, sem dúvida, uma actividade a repetir.
De semana da leitura